DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2024
UM SÁBADO
SANTO (A) DO DIA
S. Pedro Canisio, presbítero jesuíta e doutor da Igreja
21 dezembro
A sonolência dos bons
“Vejam, Pedro dorme, mas Judas está acordado”.
Estas palavras de Pieter Kanijs, citadas pelo Papa Bento XVI no início da Quaresma de 2011, são definidas “um grito de angústia no seu momento histórico”, destinadas a sacudir “a sonolência dos bons”.
Pedro nasceu em 1521, em Nimegue, uma aldeia holandesa situada no Ducado de Gueldres e, portanto, no Sacro Império Romano.
“Vós sabeis, Senhor, em quantos modos e quantas vezes, naquele mesmo dia, me confiastes a Alemanha, pela qual, depois, teria continuado a ser solicitado e pela qual teria desejado viver e morrer!”
Pedro Canísio entrou para a Companhia de Jesus em 1543, após ter feito os Exercícios Espirituais sob a direção do Pedro Fabro. Participou do Concílio de Trento em 1547 e, em 1562, foi expressamente convocado pelo Bispo de Augusta, Cardeal Otto Truchsess Von Waldburg. Na ocasião, começou a usar a forma latina do seu nome.
No âmbito da Reforma católica, promovida pelo Concílio de Trento, sua principal missão foi estimular as raízes espirituais de cada um dos fiéis e do corpo da Igreja no seu conjunto.
Na Europa
Após um breve período em Roma e em Messina, Pedro foi enviado ao Ducado da Bavária, onde desempenhou o cargo de Decano, Reitor e Vice-chanceler da Universidade de Ingolstadt.
A seguir, foi administrador da Diocese de Viena e um requisitado pregador na Catedral de Santo Estêvão, dedicando-se ainda ao ministério pastoral em hospitais e prisões.
Em 1556, foi nomeado primeiro Padre Provincial da Alemanha Superior, onde criou uma rede de comunidades e colégios jesuítas, sempre com o intuito de apoiar a Reforma católica. Com o mesmo objetivo, participou de importantes negociações como representante oficial da Igreja.
“Com a sua amável Providência – escreveu São João Paulo II na sua Carta aos Bispos alemães, por ocasião do IV centenário da sua morte – Deus fez de São Pedro Canísio seu próprio embaixador, em um período em que a voz do anúncio católico da fé, nos países de língua alemã, arriscava cair no silêncio”.
“Embaixador do anúncio católico”
“São Pedro Canísio transcorreu boa parte da sua vida em contato com pessoas socialmente mais importantes do seu tempo e exerceu uma influência especial com os seus escritos. Foi autor das obras completas de São Cirilo de Alexandria e de São Leão Magno, das Cartas de São Jerônimo e das Orações de São Nicolau de Flüe. Publicou livros de devoção em várias línguas, biografias de alguns santos suíços e muitos textos de homilética. Mas, seus escritos mais difundidos foram os três Catecismos, elaborados entre 1555 e 1558. O primeiro Catecismo era destinado aos estudantes, que tinham noções elementares de teologia; o segundo, aos jovens do povo, para uma primeira instrução religiosa; o terceiro, aos jovens com formação escolar, em nível de escolas Secundárias e Superiores. A doutrina católica era exposta com perguntas e respostas breves, em termos bíblicos, com muita clareza e sem acenos polêmicos. Durante a sua vida, foram 200 as edições deste Catecismo!”
A sua atividade pela Reforma católica, mantida de modo afável e gentil, contou com o pleno apoio seja do imperador Ferdinando I seja do Papa Gregório XIII. Ele não gostava de colocar em realce heresias e erros na doutrina, mas aspectos de novidades perenes na Doutrina católica.
Nos últimos anos da sua vida, fundou em 1580, em Friburgo, Suíça, o colégio Sankt Michael, que, depois, foi transferido para Feldkirch e, enfim, para St. Blasien, na Floresta Negra.
Quando morreu, em 21 de dezembro de 1597, foi sepultado na igreja Sankt Michael do colégio de Friburgo.
EVANGELHO DO DIA
DIA 21 DE DEZEMBRO DE 2024
UM SÁBADO
Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas: Lc 1,39-45
- O Senhor esteja convosco.
- Ele está no meio de nós.
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!
- 39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia.40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria,a criança pulou de alegria no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.42Com um grande grito, exclamou:'Bendita és tu entre as mulherese bendito é o fruto do teu ventre!'43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos,a criança pulou de alegria no meu ventre.45Bem-aventurada aquela que acreditou,porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu.'
- Palavra da salvação.
- Glória a vós, Senhor!
COMENTÁRIOS AO EVANGELHO ACIMA
Feliz aquela que acreditou! (Lc 1,39-45)
O tema da “felicidade” é uma das ideias condutoras da era moderna. De um lado, os céticos, afirmando que a felicidade é uma ilusão, um sonho impossível neste planeta enfumaçado. Um dos bordões correntes garante que “felicidade são momentos”... Nada que dure...
No polo oposto, encontramos aqueles que adotam a felicidade como ideal prioritário, entendendo-a como um alvo a ser conquistado a todo preço, a qualquer custo, doa a quem doer. Claro que este libertino excesso de individualismo nos transformaria em lobos rapaces, verdadeiras ameaças para o próximo e para a sociedade.
Ora, um exame mais atento da história humana acabará por encontrar pessoas realmente felizes, ainda que trilhando diferentes caminhos. Francisco de Assis, na Idade Média, achou a felicidade no desapego dos bens materiais. Teresa de Calcutá, em nossos dias, encontrou-a no serviço aos mais pobres. Todos eles, no entanto, tornaram-se felizes por um ato de fé.
É o caso do Evangelho de hoje, quando, intimamente iluminada pelo Espírito Santo, Isabel exclama para a visitante: “Feliz és tu, que creste, porque se há de cumprir aquilo que te foi dito da parte do Senhor!” Deus tinha uma missão para Maria – ser a Mãe do Salvador -, mas a missão seria impossível sem o ato de fé, a aposta que ela fez diante da proposta divina.
Parece que nem sempre percebemos que o ato de fé seja o ponto de encontro com a sonhada felicidade. Não que os fiéis não tenham problemas, mas, ao apostarem tudo em Deus, passam a contar com a graça divina, sem a qual é mais fácil encontrar os portões do inferno do que as bem-aventuranças eternas.
Se alguém ainda duvida, leia os relatos de tantos convertidos que registraram seu encontro com Deus e a felicidade daí resultante. Na extensa fileira, figura o Saulo da estrada de Damasco, o Agostinho das “Confissões”, o Thomas Merton de “A Montanha dos Sete Patamares”, o C.S.Lewis de “SuprisedbyJoy”, o Jacques Loew de “Meu Deus em quem confio”, o André Frossard de “Deus existe, eu o encontrei!”
A lista é imensa. Em todos eles uma constante: um encontro com Deus, um ato de fé e... uma vida transfigurada. A todos eles, Isabel repetiria as mesmas palavras: “Feliz és tu, que creste!”
Orai sem cessar: “Eu sei em quem acreditei!” (2 Tm 1,12)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
ACONTECEU NO MÊS DE DEZEMBRO
DIA 21 DE DEZEMBRO
1471 — João de Santarém e Pêro Escobar descobrem as ilhas de São Tomé e Príncipe.
1620 — Peregrinos do Mayflower desembarcam em Plymouth Rock, na costa atlântica da América do Norte, e estabelecem um assentamento permanente, onde atualmente localiza-se a cidade de Plymouth.
1844 — Um grupo de 28 tecelões de Rochdale, na região de Manchester, Inglaterra, lança ao mundo a semente do sistema econômico do cooperativismo.
1903 — Primeira edição do Prêmio Goncourt de literatura francesa.
1937 — O filme Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney, estreia nos cinemas norte-americanos.
1942 — Projeto Manhattan: início da primeira reação nuclear em cadeia auto-sustentada.
1945 — Equador e Iraque são admitidos como Estados-Membros da ONU.
1959 — O código Q, como é conhecido o Código Fonético Internacional, é aprovado pela Convenção Internacional de Telecomunicações em Genebra.
1961 — Fundação do município de Alfredo Wagner, no Estado de Santa Catarina.
1968 — Lançamento da missão Apollo 8.
1970 — Primeiro voo da aeronave F-14 Tomcat.
1988 — O voo Pan Am 103 explode no ar em Lockerbie.
1991 — Criação da Comunidade de Estados Independentes.
2008 — Final do Mundial Interclubes da FIFA de 2008: o Manchester United, da Inglaterra, derrota a LDU, do Equador, por 1×0.
2010 — Eclipse Lunar total, visível para Ásia, Austrália, Pacífico, Américas e Europa.
2012 — Final do Calendário Maia com o ciclo de 5125 anos.
2015 — Um incêndio de grandes proporções destrói o Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, em São Paulo.
NASCERAM NO MÊS DE DEZEMBRO
DIA 21 DE DEZEMBRO
1503 — Nostradamus, astrólogo e matemático francês (m. 1566).
1936 — Joelmir Beting, jornalista brasileiro (m. 2012).
1937 — Jane Fonda, atriz estadunidense.
1940 — Frank Zappa, músico estadunidense (m. 1993).
1946 — Carl Wilson, músico norte-americano (m. 1998).
1948 — Samuel L. Jackson, ator estadunidense.
1950 — Jeffrey Katzenberg, produtor de filmes norte-americano.
1955 — Jane Kaczmarek, atriz norte-americana.
1966 — Kiefer Sutherland, ator britânico.
1985 — Tom Sturridge, ator britânico.
1995 — Bobby, rapper e compositor sul-coreano.
1996 — Kaitlyn Dever, atriz norte-americana.
MORRERAM NO MÊS DE DEZEMBRO
DIA 21 DE DEZEMBRO
910 — Afonso III das Astúrias (n. 848).
1295 — Margarida de Provença, rainha de França (n. 1221).
1679 — João Maurício de Nassau, nobre holandês (n. 1604).
1765 — Luís, Delfim da França (n. 1729).
1783 — Padre Antônio Soler, compositor erudito espanhol (n. 1729).
1812 — Sacagawea, ameríndia da tribo Shoshone (n. 1786).
1838 — Kaspar Maria von Sternberg, naturalista tcheco (n. 1761).
1954 — James Hilton, escritor inglês (n. 1900).
1971 — Roy O. Disney, empresário norte-americano (n. 1893).
1984 — Cláudio Figueiredo Diz, futebolista brasileiro (n. 1960).
2009 — Brittany Murphy, atriz norte-americana (n. 1977).
2013 — Reginaldo Rossi, cantor e compositor brasileiro (n. 1944).
2019 — Zilda Cardoso, atriz e humorista brasileira (n. 1936).
2020 — Nicette Bruno, atriz brasileira (n. 1933).
COMEMORA-SE HOJE
21 DE DEZEMBRO
Dia do Atleta: Foi decretado pelo ex-presidente Jânio Quadros em 1961 para homenagear os atletas brasileiros que representam o país em competições.
Dia de São Pedro Canísio: É uma data comemorada no dia 21 de dezembro.
Solstício de Dezembro: É um fenômeno astronômico que marca o início do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte.
Comments